Carlos Araujo

Carlos Araujo é ilustrador e mora no Brasil.

logo_carlosaraujo_header

Como diz em seu site “Após um longo e bem-sucedido período atuando como designer, ele decidiu focar sua carreira naquilo que realmente lhe parece importante: Ilustração. Hoje, o trabalho de Carlos Araujo pode ser visto em livros, revistas, toys, posters, cadernos, anuários de ilustração e exposições no Brasil e no exterior. Suas ilustrações elas usam uma mistura de silhuetas e figuras em alto contraste, com uma abordagem moderna e divertida. Várias ilustrações parecem integrar um mesmo mundo ou universo, como se fossem cenas capturadas de algum cenário ou narrativa maior. E no lugar de “estilo”, Carlos Araujo prefere o termo técnico “jeito” de ilustrar. “

As ilustras de Carlos são simples porém com muitos detalhes, alegres e encantadoras. Elas já ganharam reconhecimento internacional, e com isso ele tem divulgado o nome do Brasil por vários países. Com representantes nos Estados Unidos e na Europa! Carlos Araujo é associado à SIB: Sociedade dos Ilustradores do Brasil e também um dos idealizadores do Rabiscão Ilustrado! (falarei dele em outra página).

Em uma entrevista rápida por e-mail, Carlos respondeu algumas perguntas para o Aquarela!
Aquarela do Brasil- Quando você começou a ilustrar ?
Carlos: Há seis anos. O tempo passa rápido…!
– Quando e como você decidiu seguir carreira como ilustrador ?
Em 2008 decidi iniciar minha “jornada do ilustrador” e montei um portfólio focado nas minhas ilustrações. Mas isso foi depois de anos de experiência como designer… Hoje crio ilustrações para livros, revistas, posters e outros produtos…
– Quais dicas você dá para quem quer seguir essa carreira e está começando agora.
Procure se informar, busque orientação e tenha uma postura profissional. Entre em contato com os ilustradores mais experientes para tirar suas dúvidas, participe de fóruns de discussão como o Ilustragrupo, procure a SIB, Sociedade dos Ilustradores do Brasil. Leia o Guia do Ilustrador e a Revista Ilustrar. Enfim, se ilustrar é o seu sonho, tenha responsabilidade com ele.
– Quais as suas inspirações (ilustradores, músicas, bandas, filmes, etc…) ?
Não saberia citar alguém ou algo em particular como inspiração… Inspiração pode aparecer em qualquer lugar e o importante é manter-se atento ao que entra no seu radar…
– Que temas predominam suas ilustrações ?
Creio que se pode dizer que minhas ilustrações, sejam trabalhos pessoais ou para clientes, fazem parte do mesmo “mundinho”… Talvez esse seja um dos temas, cuidar, explorar e enriquecer esse mundinho, constantemente buscando inspiração e novas aventuras. Penso que, se a arte é uma aventura, temos o dever de viver uma aventura memorável.
E para comemorar que o natal já está quase chegando…
carlos_araujo_fazendonatal
Para conhecer mais:

Deixe um comentário